<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d36911665\x26blogName\x3dmy-mind\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://my-mind--.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://my-mind--.blogspot.com/\x26vt\x3d327645542118290665', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

my-mind

"Não mudes a tua natureza se alguém te faz mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Quando a vida te apresentar mil razões para chorar, mostre-lhe que tens mil e uma razões pelas quais sorrir..."
 

Ai ai que comichão!!!



Há coisas que me fazem mesmo muito, mas muito comichão... não, não é picada de insectos é mesmo a escrita de algumas pessoas!

A língua portuguesa essa querida amiguinha dos estrangeiros (e não só) tem das suas... há pelo menos dois ERROS que me provocam comichão dos fortes na palma da mão e que por mais que sejam "frequentes" não passam despercebidos pelos meus olhos! Não vou por-me aqui a dar lições de português, nada disso, eu também mando com cada bico de vez enquando que até dói, acontece, mas há erros que se repetem sistematicamente o que me leva a crer que afinal a pessoa não sabe mesmo o "correcto". De entre muitos que se ouve por aí o " a gente vamos" é um que soa-me a ruído de giz a riscar o quadro! Se a pessoa fosse analfabeta, oh tudo bem... mas pessoas que têm já alguns anos de escolaridade, outra formadas, velhas e casadas a darem bicos destes?!!! E o que me faz confusão é que a pessoa SABE mas faz questão de utilizar o plural a seguir a "gente", alguém sabe porquê? Força do hábito? Porquê ouvem isso muitas vezes? Bolas, eu ouço isso muitas vezes e acho que não falo assim...!

Outro erro que me faz comichão é "gostas-te", "fizes-te", "andas-te" desde quando o pretérito tem esse "-te" ??? É tudo junto! Gostaste, andaste, fizeste...! Conjugar os verbos da língua portuguesa é um pouco complicado e é normal termos dúvidas com tantos verbos, tempos, modos, etc qualquer um baralha-se... eu nunca gostei do "vós" tive sempre dificuldades p'ra conjuga-lo, provavelmente porque não se ouve muito, mas o "tu" toda a gente usa diariamente, por isso acho importante que saibamos conjuga-lo correctamente! ABAIXO AOS "-TE" NO PRETÉRITO!!!!



BoA sEmAnItA "ouvis-te"? ;P
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

At 12:49 da tarde, abril 02, 2007, Blogger peace_love said...

Eu também sou um bocado maníaca da língua portuguesa, e se muitas vezes escrevo "fim de semana" em vez de "fim-de-semana", é por pura preguiça!
Mas aqui vai um conselho para quem, como eu, escreve depressa e depois vai a ver e é só erros: usem o mozilla! Pois é, esse grande browser tem uma função fantástica que é o corrector ortográfico! É pena é que no meu caso só tenho o corrector tuga, de maneira que ao escrever em english,aparece tudo como erro..    



At 1:28 da tarde, abril 02, 2007, Blogger Belzebu said...

Tens toda a razão, por estas e por outras é que a Edite Estrela se passou dos carretos, coitadinha, ela que era uma fundamentalista da língua deve estar com ela cheia de aftas...eheheh!!!

Saudações infernais!    



At 1:56 da tarde, abril 02, 2007, Blogger SAM said...

oláaa antes de mais nada PARABENS!! curtiste muito em LLoret?? A malta do Diamantino da Polis trataram-te bem? e os autocarros? hum? estas satisfeita? espero que sim!
beijinho grande e boa semana!    



At 3:39 da tarde, abril 02, 2007, Anonymous Anónimo said...

ha comichoes que fazem bem à saude...
;)    



At 7:13 da tarde, abril 02, 2007, Blogger Pekena said...

Tens muita razão naquilo que dizes!

Ultimamente a minha escrita estava por demais! Já estava completamente habituada a escrever mensagem no telemóvel com todas as formas possíveis e imaginárias de abreviação nas palavras.

Acontece que quando estava a fzer trabalhos académicos,eu própria sentia dificuldades com o "gostaste" e "gostas-te". Foi horrível e senti que isto não poderia continuar.

Que fiz eu??

Simplesmente mentalizei-me que iria passar a escrever as palavras de forma completa, sem qualquer tipo de abreviações. Agora não importa o tempo que levo para escrever uma mensagem, mas sim, o facto de estar correctamente escrita!

Se bem que ainda fico baralhada algumas vezes... lol

Mas esta tua "chamada de atenção" foi muito boa :)

Bjs e boa semana para ti também!    



At 10:21 da manhã, abril 03, 2007, Blogger Alex said...

E o lembraste - lembras-te?
Esqueceste este ;)    



At 2:40 da tarde, abril 03, 2007, Blogger SONHADOR said...

eu, principalmente, adoro quando, algumas certas e determinadas pessoas juntam um S ao verbo.

p. ex. "gostastes"

bjos.    



At 10:59 da manhã, abril 04, 2007, Blogger SAM said...

Abaixo CARALHE!!! MyMind ao poder e mais nada!!!
LOLOLOL

beijoooo óóó booooa!
VRRRRUMMMMM....    



At 12:21 da tarde, abril 04, 2007, Blogger Sandra said...

Eu também sou um bocado (muito) assim... :))

Beijocas    



At 3:40 da tarde, abril 04, 2007, Anonymous Anónimo said...

ainda com comichão?
lol    



» Enviar um comentário
 
   





© 2006 my-mind | Blogger Templates by Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to Make Money Online at GeckoandFly




Kiss the Rain - Yiruma